Minhas experiências com as pessoas atualmente.
Talvez seja um pouco polemico escrever sobre isso, mas como gosto de compartilhar um pouco da minha vida profissional, trago aqui este tema.
ESCUTAR:
Um verbo pouco ou nunca usado pelas pessoas atualmente.
Você vende um produto, um negócio seja ele Imóvel, Projeto de Decoração, carro, entre outros e logo de início percebe que a pessoa que está vendendo não escuta você.
Ela não escuta o que você quer, procura ou está interessado, o foco dela é ter uma breja na conversa para falar dela, do passado "glorioso"com seus negócios, que já vendeu para alguém importante (artista, jogador de futebol...), blá, blá, blá
Por que será que as pessoas estão tão preocupadas em falar delas?!
Eu mesma, muitas vezes já tive está atitude, confesso que me arrependo muito, principalmente na venda de um imóvel, mas estou a cada dia mais me policiando.
O ato de escutar é tão nobre, que quando alguém tem está atitude, a valorizo ainda mais e se o caso é comigo em alguma compra, até fico bem tentada na compra.
Outro caso interessante, no convívio em fazer negócios com as pessoas é a abordagem forte, agressiva e excessiva. Isso, pra mim tem um nome: Falta de Educação. A pessoa tem obrigação de saber até onde pode ir com você.
Minhas dicas:
1a. Escute.
2a. Não interrompa a pessoa no caso seu Cliente.
3a. Interrompa seu cliente apenas para acrescentar algo do produto apresentado.
4a. Não fale sobre sua vida. O cliente não está interessado nela de jeito nenhum.
5a. Não olhe para o cliente e o"analise": a roupa, o carro, o jeito de falar, a falta de educação dele em atender, sem pedir licença para um telefonema.
6a. Pode acontecer que sua empatia não foi com ele ( Cliente), relaxe ou ele vai comprar ou não, mas não force um mal estar.
7a. Crie um clima de atendimento agradável.
8a. Quando você foi leve, agradável ( sem ser puxa saco), atenciosa, o cliente vai voltar.
9a. Ele pode ser tudo, mas o seu foco é que ele naquele momento é a pessoa que veio até você para lhe dar "dinheiro". OK
Porque tudo isso:
- Hoje, fui ver um imóvel para uma cliente, o proprietário não escutou, não deixou nem eu e nem minha cliente falar, falou dele praticamente a visita inteira e o pior de tudo, já teve ter sido muito bem de vida e hoje está aparentemente não tão bem, então suas conversas foram sempre no passado: eu tive, eu fui, eu consegui....
PENSE NISSO, você Corretor de Imóveis, Vendedor de qualquer coisa é o seu produto que precisa ser vendido não sua história de sucesso passada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário